quinta-feira, 21 de abril de 2011

Via Era do Gelo - 4 V E2 150m

Essa via de escalada clássica, em Andradas, sul de MInas Gerais tive a oportunidade de escalar no sábado, 16 de abril de 2011. Via de três enfiadas de 50 metros mas com paradas a cada 25 metros.
A equipe: eu, Silas e Renata Ravanelli. Saímos cedinho de Poços de Caldas, por volta das 07:00hs e seguimos para Andradas. Mais especificamente para a localidade do Pantâno.
Chegamos no Abrigo de Montanha do Velho às 8 e pouco e após tomarmos um café, nos deslocamos para as imediações da Pedra do Elefante.
Fizemos o trekking até a base da Pedra do Elefante e seguimos para o início da via Era do Gelo. Dali, a escalada aconteceu. Tive a oportunidade de mandar parte da guiada e fomos intercalando essa atividade entre os membros da equipe que ali estava.
Após completarmos a via, o rapel de 120 metros aconteceu na via Tequenfim com uma parada de dois pinos na parede vertical na metade da altura do rapel.
Eu já fiz vários tipos diferentes de rapel. Cachoeira, pontes, paredões. Mas essa foi minha primeira parada na vertical para puxada da corda e novo rapel. Adrenante! E além disso muito desconfortável.
Dali, vimos no 'corpo do elefante', o escalador Jacaré, proprietário do Abrigo de Montanha do Pantâno (http://www.abrigopantano.com/) e um colega abrindo uma nova via. No martelo!
Após chegarmos na base e o Silas tentar recuperar algumas costuras e mosquetões que haviam ficado no teto da via Tequenfim fizemos o trekking de volta ao carro e voltamos para Poços.
Um recompensante dia de escalada e técnicas de montanhismo: não tem preço!