sábado, 21 de agosto de 2010

Jaboticabeira

Myrciaria Cauliflora, conhecida como jaboticabeira, jabuticabeira e talvez outros nomes ao longo das regiões nas quais frutifica.
A planta da jaboticabeira fornece a madeira, resistente, é destinada ao preparo de vigas, esteios, dormentes e obras internas.
O fruto em uso caseiro aonde é consumido ao natural ou usado no preparo de doces, geleias, licores, vinho, vinagre. Em indústria, o fruto é usado para o preparo de aguardente, geleias, jeropiga (vinho artificial), licor, suco, xarope; o extrato do fruto é usado como corante, de vinhos e vinagres. Em medicina caseira utiliza-se o chá-de-cascas para tratar anginas, desinteria e erisipelas e a entrecasca do fruto, em chá, destina-se ao tratamento de asma. (fonte: Seagri)
Hoje, sábado, 21 de agosto de 2010, decidi podar o bonsai de jaboticabeira que cultivo e já o mostrei anteriormente nesse blog.
Segue o raciocínio da poda realizada:
1) Optei por não mexer nas raízes este ano, visto que já o fiz no ano passado. Esta atividade deverá ocorrer uma vez a cada dois anos


2) Vinha observando que o galho que se abria não parecia tão saudável quanto os centrais e decidi realizar uma poda drástica agora a um mês do início da primavera


3) A idéia agora é que ele possa criar uma copa bem característica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário