segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Helsinki - dia 2

Well, vamos pra segunda parte de nossa viagem: acordamos (depois da noite bem mal dormida por causa do cansaço e do fuso) umas 8 e pouco da manhã. Descemos pro café aqui no Hotel Sokos Helsinki e fiquei de cara! Um café da manhã muito bem servido: café (claro!) e complementos regulares e diversos tipos de pães (integral, d’água, 7 grãos, sem glúten e outros tantos). Salsichas, bacon, ovos cozidos e mexidos, iogurtes com grãos e banana seca, castanhas e outros ‘petrechos’. Uma parte do buffet tinha salada e peixes na região (herring e truta arco-íris defumada). Frutas (banana, pêra e maçã).
Saímos então em direção àquela Catedral que fomos ontem à noite, a Catedral Luterana. Muito bonita. Uma construção gigante e dentro dela não havia Jesus na cruz nem imagens de nenhum santo (característica da religião Luterana). O órgão gigante que faz a sonoridade musical do recinto me chamou atenção e acendemos uma vela para a caridade no mundo e cada um de nós fez um pedido (esse era um antigo costume de minha mãe, que cada vez que se entra em uma igreja se faça um pedido e se reze uma Ave Maria - pedi saúde para todos nós). Na entrada, do lado esquerdo, tinha uma estante com diversos livros de cânticos (em finlandês).
Fer e a Catedral Luterana de Helsinki
Na praça em frente desta igreja, está acontecendo uma exposição dos Buddy Bears (http://en.wikipedia.org/wiki/United_Buddy_Bears) e conversamos com o cara que, segundo ele, a mulher dele é a idealizadora da exposição.
The buddy bears
Dali seguimos caminhos rumo às abóbodas da Catedral de Uspenski (http://en.wikipedia.org/wiki/Uspenski_Cathedral,_Helsinki) mas como ela é fechada nas segundas não conseguimos entrar. Como já estávamos bem dizer na ‘beirada’ do mar fomos andando para um festival gastronômico que acontece em Helsinki na primeira semana de outubro, aonde os pescadores da região trazem seus produtos para comercializar. Tinha desde comidas (peixes defumados e frescos, pães, frutas e verduras) até peles de animais, roupas e artesanatos.
No mercado municipal, na beira do cais, muito interessante, experimentamos um pedacinho de carne de rena pra ver qual era (bastante típica e cara – 85 euros o kilo - tá loco homééee??!!??). Aproveitamos então a proximidade da estação do ferry que vai pra Tallinn e já fomos lá comprar o ticket de ida e volta Helsinki – Tallinn. Nesta brincadeira economizamos 10 euros por comprar o ticket com antecedência de um dia (mas isso não foi planejado e nem sabíamos dessa dica...).
No mercado...
Na volta, paramos para almoçar já eram umas duas e pouco da tarde. Almoçamos ali neste festival que comentei acima. Salmão fresco com batatas e salada de repolho e molho. O meu molho era levemente apimentado e o da Fer com ervas (tártaro). Excelente comida.Pegamos então uma barco para a ilha de Suomenlinna (http://en.wikipedia.org/wiki/Suomenlinna). Patrimônio histórico da UNESCO. Essa antiga ilha/fortaleza é bem preservada e o passeio custou 4 euros cada (ida e volta). Vale à pena. Canhões de fabricação russa, antigos, 'protegem' a ilha. Existem diversos deles. Vários túneis subterrâneos ligam as partes da fortaleza e tem também um museu em uma das construções (custa 5 euros por pessoa, mas não nos encarnamos de ver o museu). A ida e a volta levam 10 minutos cada e o barco que faz a travessia fica indo e voltando. Deve ter um a cada 40 minutos. A vista de Helsinki lá da ilha de Suomenlinna é bem legal e se destacam as catedrais luterana, Uspenski e a Johanneksenkirkko (essa última quando voltamos da ilha Suomenlinna, estávamos olhando o mapa para tentar localizar aonde estávamos e parou um senhor com um daqueles cachorros Afghanhound e perguntou se estávamos perdidos e respondemos que procurávamos a igreja com duas torres altas que vimos de longe. Ele explicou aonde ficava e estávamos na realidade bem perto e apenas nossa visão estava encoberta por alguns prédios).
Na Suomenlinna
Tiramos algumas fotos e seguimos caminhando pelas ruas de Helsinki em direção ao hotel que estamos hospedados.
No caminho paramos em um supermercado para bisbilhotar. Na minha opinião uma das coisas que agrega culturalmente em viagens internacionais é ir em supermercados. Ali, podemos ter idéia do que o povo se alimenta e qual o preço das coisas. Frutas e peixes são bastante abundantes aqui na Finlândia. Pelo menos em Helsinki. Alguns derivados lácteos, embutidos, carnes e sucos. Compramos uma torta de maçã com lascas de amêndoas para comermos de café da tarde e uns iogurtes (Danette e outro da Dr Oetker) e uma mostarda e geléias para levarmos pro Brasil. Como ainda temos 6, das 7 cidades desta viagem não exageramos no peso. Ainda...
Antes de entrar no hotel, fomos em um MacDonalds em frente ao hotel e compramos dois cafés para lancharmos com a torta e o fizemos no quarto do hotel.
Saímos novamente para irmos na estação de trem (Helsinki Train Station) trocar o comprovante pelos tickets do trem pra São Petersburgo (viajaremos na quinta próxima, sete de outubro).
Agora retornamos ao hotel e vamos sair para jantar aqui pelos arredores da Rua Kluvikatu. Amanhã de manhã faremos o check out deste primeiro hotel e deixaremos as malas aqui, no guarda bagagem e levaremos somente o essencial para Tallinn, pois lá passaremos somente a noite próxima. Na próxima oportunidade atualizo as notícias. Seja de Tallinn, Helsinki (na volta) ou São Petersburgo.

3 comentários:

  1. Eu estou boba com a capacidade de contar e não se perder nas informações, Madá!!! Que aventura, que delícia!! Fico MUITO feliz sabendo que estão aproveitando bem como planejaram e como merecem!!
    As fotos estão lindas, a paisagem é diferente - mas nada tão diferente como as plaquetas nos produtos do mercado...
    : )
    Beijos, Deus acompanhe pelas andanças!

    ResponderExcluir
  2. EEEEEEE, que legal, hóme!
    Tive que traduzir palavra por palavra pro PJ, que ficou aqui prestando atenção e comentando tudo. Que delícia, fiquei com vontade do salmão :)

    ResponderExcluir
  3. Estou adorando os relatos! Tanta coisa interessante... Agora posso dizer que conheço alguém que foi pra Helsinki, Suomenlinna e Talinn :)

    ResponderExcluir