quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Paris - dia 25

Achei que conseguiria passar todos esses dias da jornada pelos 6 diferentes países e 7 diferentes cidades do mundo sem maiores alterações, mas hoje estou me sentindo meio resfriado. Já a alguns dias não estou com minha garganta 100% e agora sinto algo como se fosse uma gripe que está incubando. Espero que seja somente um resfriado porque enfrentar 12 horas de vôo ‘tudu ruim’ é dose pra cachorro! E mais, não posso ficar gripado agora para, não passar gripe para a Fer e também porque tenho que retornar ao trabalho no gás devido à coisarada que tenho pra fazer e qualquer dia de atraso nesses cronogramas de final de ano pode ser crítico.
Dormimos bastante na noite que passou. Fomos dormir tarde depois de ter ficado falando com os Carolans pelo skype. O Liam como sempre uma figurinha, a Caro bem e com o barrigão do Sean que vêm chegando e a notícia que meu camarada de cunhado Niall vai mandar uma maratona! Comparo uma maratona a uma alta montanha! O preparo qualquer desses eventos deve ser sério e duro. O cume é a faixa de chegada e cada um tem seu tempo, seu ritmo e sua ambição. Vai lá Niall, minha torcida e apoio estarão contigo.
Como dormimos bastante, acordamos tarde e perdemos o café da manhã do hotel o que não foi de todo ruim porque acabamos comendo um ‘petit dejeuner’ em um café aqui perto do hotel, na Avenue de la Grande Armée e depois pegamos o metrô na estação Charles de Gaulle Etoile até a Bir-Hakein para então enfrentar a fila para subir na Torre Eiffel, nosso grande objetivo do dia!
Chegamos lá e obviamente, a fila era medonha de grande! Nos pilares da torre providos por elevadores tinham centenas de pessoas enfileiradas para comprar os bilhetes e fazer o programa turístico mais famoso e procurado da Cidade Luz. Tivemos uma cera sorte pois menos de 10 minutos da fila e fomos avisados por fiscais de segurança da torre que deveríamos ir para a outra fila onde havia menos gente. Menos mau.
Mas ainda assim, o tempo de permanência na fila foi de cerca de uma hora, pois chegamos na base da torre às 12h35m e só chegamos no segundo andar da torre às 13h40m. Aproveitamos este meio tempo para observar e analisar as figuras e fatos que ocorrem ali naquele mar de gente que passa diariamente pela Torre Eiffel.
Os soldados franceses que patrulham os locais turísticos desta vez tinham uma boina diferente dos dias anteriores. Hoje, estavam com uma boina maior que os soldados dos outros dias e minha primeira conclusão foi que deveriam ser soldados da Legião Estrangeira Francesa mas após um bom tempo observando vimos que havia uma insígnia em seus braços esquerdos onde se lia ‘Troupes de Montagne’. Também havia na fila uma noiva mulher vestida de noiva junto com o noivo para tirar fotos no topo da torre. Famílias inteiras com crianças das mais variadas idades. Os vendedores de torres e souvenirs piratas, ligados como televisão de rodoviária depois do ‘rapa’ que levaram ontem. Os passarinhos, corvos, gaivotas e pombas que ficam por ali na espreita só aguardando um farelo, um batata frita ou qualquer outro tipo de coisa comestível que um turista jogue ou deixe cair no chão.
Mas o topo da torre fica no terceiro andar, não no segundo. Quando chegamos na bilheteria havia um aviso que o topo estava fechado e teríamos que comprar os tickets para o topo no segundo andar e esperar mais de meia hora ali para seguirmos para o topo. Dica 1 do dia: se tu vens à Paris e queres subir ao topo da Torre Eiffel, compre o ticket com antecipação e assim evite filas e esperas demasiadas. O ticket até o topo custa 13,1 euros se comprado direto até lá e os mesmos 13,1 se comprado em duas vezes (8,1 euros até o segundo piso e 5 euros do segundo piso até o topo).
Chegamos no topo às 14:20 minutos. Uma hora e quarenta e cinco minutos depois de termos chegado na fila que nos levaria até as bilheterias e em minha opinião valeu cada minuto esperado. Paris do alto dos mais de 300 metros da Torre Eiffel é muito linda e a visão da cidade em 360˚ é incrível. Lá, existe um pequeno barzinho onde é vendido um copo de champagne ao menor custo de 10 euros. Não tomamos, não estávamos com sede! O frio tanto lá em cima quanto na base da torre estava castigante. Teve uma hora que cheguei até comparar com a Lages velha de guerra. Ainda existe lá em cima a distância da torre à várias cidades do mundo com todas elas apontadas na direção geográfica que as mesmas ocupam em direção à torre. Do Brasil estão lá Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Não entendi o porquê a Lages não estava lea apontada também, visto que é a Capital da AMURES.
Pegamos o elevador para descer até o segundo andar e então descemos de escada para o primeiro piso (onde fica o restaurante) e então pegamos novamente o elevador para a base da torre. Eu nunca tinha visto e nem andado em um elevador de dois andares.
Champs de Mars visto do segundo piso da Torre Eiffel
L'Arc de Triomphe visto do topo da Torre Eiffel
Rio Sena visto do topo da Torre Eiffel
Nós no topo da Torre Eiffel (324 m metros de altura)
Às 15h30m estávamos almoçando um cachorro quente no baguete, batatas fritas e refrigerante sentados no gramado dos Campos de Marte, parque que fica localizado entre a Torre Eiffel e a Escola Militar da França.
Dali, decidimos ir ao nosso segundo objetivo do dia: um grande supermercado. Já havíamos feito uma pesquisa na web e localizamos um Carrefour de um tamanho grande, localizado perto do hipódromo de Paris.
Andamos até a estação Bir-Hakein e dali pegamos a linha 6 até a estação La Motte Picquet Grenelle e então linha 10 até a estação Ponte d’Auteuil e quando saímos da estação vi que estávamos perto do estádio Parc des Princes e de Rolland Garros. Lembrei do Guga! Ali ele levou a bandeira do meu país ao lugar mais alto por três vezes.
Dica 2 do dia: quem vier à Paris e tiver tempo e interesse vá nesse Carrefour. É de fácil acesso, bons preços e grande variedade de produtos.
Voltamos de lá de metrô e desembarcamos na estação Charles de Gaule Etoile e fomos até nosso hotel caminhando. Somente deixamos as nossas coisas e fomos jantar em nossa última noite em Paris, antes do retorno ao Brasil que se dará nesta quinta ás 11h30m na noite.
Ao voltarmos, arrumamos as malas e deixamos tudo pronto para amanhã após o check out do hotel elas ficarem no maleiro e nós podermos tranquilamente andar em Paris no último dia de nossa viagem de 2010.